Quem sou eu

Talita Stamato, radialista, sonoplasta, criadora de spots comerciais. Adora ler livros de (quase) todos os gêneros, enquanto se mata nos metrôs e ônibus da vida. Tatiane Duarte, radialista, produtora de tv, alucinada por histórias sobre coisas sobrenaturais e sem o menor sentido, seja em forma de livro ou filmes.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cabe mesmo a penteadeira?

Gente, não aguentei. Tive que me pronunciar.
Ainda estão fazendo o maior "auê" por causa da Banda Mais Bonita da Cidade.
O pior é que esse barulho todo não é pelo som da banda,que realmente não é nada diferente, nada que já não tenha visto ou ouvido antes. Até aí tudo bem.
Mas O problema da Banda Mais Bonita da Cidade, segundo muitos críticos, é a felicidade deles. A felicidade alheia está incomodando. E muito.
Veja a que ponto chegamos. Não podemos mais ser felizes - nem parecer felizes - porque virou tipo um crime.
Onde já se viu tantas pessoas alegres em um único clipe? Como pode tantos sorrisos em apenas 06 minutos? Pra que essa sensação
boa de festa?? Coisa deprimente!E essa letra bonitinha? Ninguém merece tantos elementos fofos em uma banda só, não é mesmo?
Vamos então ouvir o "Funk Proibidão" e sua letras inspiradoras, afinal retratam a realidade nua e crua de nossas vidas, não é?
Vamos à alguns trechos:

"Quer fidelidade, arruma um cachorro
Quer romance, compra um livro
Quer amor, Volta a morar com seus pais mulher
É só pentada violenta, pentada violenta!"

Que tal essa:

"Quer casar,casa com ele
Quer piru, pede pra mim
Quer dinheiro, pede a ele
Quer piru, pede pra mim
Quer caô, briga com ele
Quer piru, pede pra mim"

E essa:

"Novinha ve se não mexe comigo
Que meu estilo e neuroticao
O que corre em minha veias e sangue bandido
É por isso que eu digo novinha
Não mexe comigo não

...

É melhor não falta com respeito
Suja o meu nome perante a favela
Que eu te deixo esticada no chão
Do tiro na sua mão e quebro suas pernas
Eu vo ti levar pro microondas mais antes eu rasgo
Seu corpo na bala
Pra familia te reconhecer,so mesmo no exame da arcada dentaria."

As mulheres também tem voz no funk. Vamos lá:

"Só me dava porrada!
E partia pra farra!
Eu ficava sozinha,esperando você
Eu gritava e chorava que nem uma maluca...
Valeu muito obrigado mas agora virei puta!"

Tem mais:

"No local do trepa-trepa eu esculacho tua mina
No complexo, ou no mirante
Ou tu no muro da esquina
Na primeira tu já cansa
Eu não vou falar de novo
Aqui que piroca boa, bota tudo até o ovo!
...
Gaiola das Popozudas agora vai fala pra tu
Se elas brincam com a xereca eu te dou um chá de cu!"

Não tô querendo ser moralista nem defensora dos bons costumes, mas essa discussão me irrita.
E quem gosta de funk que vá até o chão. Não me importa. Foi só um exemplo para mostrar o exagero de alguns. Se a letrinha "mamão com açúcar" dos paranaenses "choca", imagina essas aí.
Tanto se fala sobre a falta de qualidade nas produções musicais atualmente, dos artistas "pré fabricados" e ao invés de dar atenção aos talentos perdidos pelo Brasil a fora, a galera fica "metralhando" a Banda da Penteadeira (by Tati Duarte) como se eles tivessem matado criancinhas no clipe em plano sequencia de 06 minutos gravado na casa da vó de alguém. (plágio ou não, é bem legal).
Daqui a pouco a "Banda Mais Fofa do Paraná" vai cair no esquecimento na mesma velocidade em que apareceu. E outras vão surgir. E mais barulho vão fazer.
Acho que temos que relaxar quando o assunto são as revelações da internet. Claro que podem aparecer talentos incríveis ou o Justin Bieber.
Por isso acredito que antes de mais nada temos que desacelerar e analisar essas "aparições" de forma neutra, seus pontos positivos e negativos para depois fazer as comparações e cíticas necessárias.

Talita Stamato


2 comentários: