Quem sou eu

Talita Stamato, radialista, sonoplasta, criadora de spots comerciais. Adora ler livros de (quase) todos os gêneros, enquanto se mata nos metrôs e ônibus da vida. Tatiane Duarte, radialista, produtora de tv, alucinada por histórias sobre coisas sobrenaturais e sem o menor sentido, seja em forma de livro ou filmes.

terça-feira, 21 de junho de 2011

É o pente

Estava eu, no meu momento frelance na portaria da portuguesa, quando Guilherme & Santiago entrou no palco. Seria mais um show bacana que iria assistir dessa dupla, se não fosse até um momento crucial do show. Eles começaram uma música bem entranha, eu diria que é uma versão de um funk carioca daqueles bem peculiar. Quando de repente, ele cantou repetidamente o refrão: é o pente, é o pente, é o pente...

Tudo bem que, ao fazer uma análise bem profunda do começo da música, já era um absurdo os seguintes versos:

Sou foda na cama te esculacho
Na sala ou no quarto no beco
Ou no carro...
Eu sou sinistro melhor que seu marido
Esculacho seu amigo
Na cama eu sou Perito
Avassalador um cara Interessante
Esculacho seu amante até o seu
Ficante...
Mais não se esqueça que eu sou
Vagabundo depois que a putaria
Começou rolar no mundo...
Pra ti enlouquecer
Pra ti enlouquecer
Todas todas que provaram não
Conseguem esquecer.

Depois desses absurdos cantados por quase 12 mil pessoas em alto e bom som, que não vamos comentar por enquanto o que ponto chegou a música “popular” aqui no país, mesmo entendendo que é uma forma de expressão de um determinado grupo social e blá blá blá, veio a parte que me fez pensar durante esses dias todos:

É o Pente É o Pente É o Pente
É o Pente É o Pente É o Pente
É o Pente É o Pente é Guilherme & Santiago
dando a Sequência do Pente...

A pergunta que não quer calar: “o que é o pente”?
O que esse ser humano dotado de tanta poética e sensiblidade quis dizer, depois desses versos românticos citados acima no texto, com o que é o pente?


Vocês podem pensar: ela realmente está doida, porque ela corre atrás de assuntos irrelevantes para comentar. Mas isso é muito relevante.
Há 3 semanas, um crítico que tem seu espaço no yahoo acabou com a música da penteadeira ( fato que fez com que Talita se sentisse no direito de comentar sobre isso e escrever o post "Cabe mesmo uma penteadeira?" ) e eu não posso questionar o que seria o pente?

Conversando com a Talita, ele me deu algumas explicações:
1) Tati, um amigo explicou para a minha amiga e eu estava com ela:
- Sabe o Paint do computador, aquele de dar uma pintada nos desenhos, então coloca a menina no lugar do desenho, aí fica " da uma pintada nela " entenderam? Só que nessa música esse Pente tem vários sentidos como por exemplo pente de cabelo e pente de arma, pessoa canta pensando que é um dos dois mais é outra coisa.

2) Pode ser que o pente seja uma continuação ou uma "alusão" à Pentada Violenta lembra? É só pentada, é só pentada, é só pentada violenta"
 o Funk pode ser tããããããão profundo, não?

...e o pente ainda fica na interrogação...

Pois bem. Nesse mundo onde tudo pode, onde se tem a tal liberdade de expressão e liberdade poética, que muitos vão atribuir à essa música, eu me espanto.
Porque aqueles que "meteram o pau" na canção em que todos aparecem felizes falando sobre a penteadeira, agora não gritam aos quatro ventos que nossa juventude canta esse tipo de absurdo, ouve em seus celulares, mp3, ipods, como se estivesse tudo bem e não tivesse a conotação que essas palavras realmente tem.

Não sou xiita. Acredito piamente que cada um deve fazer, cantar, ouvir o que bem entender, porém, seria bem interessante e saudável pensarmos antes de engolirmos e deixarmos os nossos pequenos consumirem esse tipo de música, não concordam?
Meu irmão tem 10 anos e ele canta, aliás, cantava esse tipo de coisa, porque simplesmente declamei cada verso, não só dessa música, mas de outros 2 funks e perguntei se ele achava legal o que a música dizia. Ele disse que não, que tinha até vergonha.
Simples né? Então é isso.

Mas ainda fico com a pergunta não respondida: o que é “o pente”?

Alguém tem uma sugestão do que seria?

Tatiane Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário